Sacocô Bioplástico Compostável

O que é o que é? Parece plástico, funciona como plástico, mas não é feito de petróleo nem contamina o meio ambiente? 

Se você adivinhou bioplástico compostável, tá certíssimo!

Em novembro a Weasy lançou seu Sacocô Biomágico, e agora em Janeiro chegou a vez do Sacocô Bioplástico Compostável! Em ambos os produtos, uma coisa ficou clara: a maior preocupação da empresa foi de onde vem a matéria prima e o que acontece com ela depois que é jogada fora. Quem está procurando reduzir sua pegada e tem bichinho em casa já passou por esse dilema com os saquinhos de passeio canino, né? As soluções de saquinhos biodegradáveis dificilmente trazem as informações sobre a matéria prima usada, e ficamos sempre na dúvida sobre o que acontece com esse plástico depois que ele degrada… E se for um aditivo degradante que transforma a sacolinha em microplastícos super contaminantes? A falta de clareza nos produtos presentes no mercado é uma grande dificuldade. Como disse a Lara, mãe-de-bicho e sócia-fundadora Weasy: 

“O grande desafio foi adquirir conhecimento para tomar decisões responsáveis. O mundo dos plásticos e bioplásticos ainda é muito confuso e nem todas as fontes são confiáveis. Quanto mais informações temos como consumidores, mais inteligentes são nossas escolhas e mais consciente nosso consumo. Isso significa uma queda no faturamento de mega empresas produtoras – e consumidoras – de plásticos nocivos e um grande bem para o planeta e o futuro.”

Sobre o Sacocô Bioplástico Compostável:

O que é – um saquinho para coleta e descarte responsável e higiênica das fezes animais, feito especialmente para a hora do passeio.

Do que é feitoDe mandioca e milho

O que acontece com ele depois do descarte – As sacolinhas de película bioplástica são 100% biodegradáveis, se decompõem sem deixar rastros em ambiente de compostagem. Mesmo no lixão, que não é o ambiente ideal, se decompõem totalmente.

Em bate papo com a Lara descobrimos mais sobre o processo de desenvolvimento destes produtos, que foi bastante longo. Desde o estudo sobre plásticos, até a escolha dos materiais e dos fornecedores, mas principalmente repensar um hábito que já está na cabeça e na rotina de todos nós como consumidores: 

“Apresentar uma nova forma de realizar tarefas rotineiras é um desafio. Tudo começa dentro na nossa casa. Na nossa empresa nada é lançado sem antes ser testado e aprovado por todos. Inserimos na nossa rotina e quando identificamos que realmente funciona, o produto vai para o mercado.” 

Estudando este produto entendemos que sim, é uma solução nascida da preocupação com o descarte correto, responsável, higiênico e prático dos dejetos animais. Mas mais do que isso é uma tentativa da empresa de fazer diferente, de evitar cair no lugar-comum das indústrias plásticas que exploram a natureza e seus recursos não-renováveis e contaminam solo e água. Este sacocô é um terceiro passo (depois do banheiro inteligente e do saquinho solúvel) na busca por uma vida ecológica que compreende os desafios da rotina moderna.

Pauta e Conteúdo: Amanda Talhari

Direção de Arte: Ana Cossermelli

2 comentários sobre “Sacocô Bioplástico Compostável”

Deixe uma resposta