Xixi só na rua? Veja 6 passos para começar a mudar isso

Flexibilidade para se aliviar dentro e fora de casa: maior liberdade e menos risco à saúde dos peludos

Seu peludo só faz xixi na rua? Você fica preocupado dele segurar o xixi enquanto não sai? Ou com medo de atrasar no trabalho, ou sair para se divertir enquanto ele espera? Sofre com dias de frio polar e chuva em que você e o seu aUmigo prefeririam ficar quentinhos e secos em casa ao invés de dar aquela voltinha protocolar só pra fazer as necessidades?

Estar preso ao alívio exclusivamente fora de casa pode ser um problema, realmente. Mesmo para tutores que têm disponibilidade de sair três vezes ao dia, são cerca de 4h de intervalo entre cada pausa pro xixi. Caso você trabalhe longe e só possa sair de manhã e de noite, são de 8 a 12h de espera. Se considerarmos que a maior parte dos cachorros se alivia a cada 1h ou 2h, estamos forçando um pouco a bexiga do nosso aUmigo, não?

Se quiser adicionar a sua casa como um espaço para que ele fique à vontade para se aliviar, tenha em mente que esta mudança de comportamento é uma das mais difíceis, e requer muita dedicação. Se quer tentar, e não sabe por onde começar, resumimos estes seis passos para fazer xixi dentro de casa, de acordo com o Dr Alexandre Rossi. 

Dicas

  1. Crie um banheiro agradável para o seu peludo, onde ele se sinta confortável. Lembre-se de que cães não se aliviam perto da comida, água ou cama onde dormem (confira nossas dicas no e-book abaixo).
  2. Forre com material absorvente como jornal ou tapete higiênico, temporariamente. Cães costumam procurar materiais absorventes para se aliviar.
  3. Leve esse material absorvente escolhido nos passeios, e deixe onde ele faz as necessidades. Encoraje o cão a usá-lo. Quando ele se aliviar sobre esse material, faça reforço positivo (festinha, carinho e um petisco muito muito gostoso). Também recomendamos pesquisar sobre adestramento de “fica” para aplicar aqui também. 
  4. Repita até ele entender que ao se aliviar nesse material, ele ganha recompensa. Quando ele vier pedindo o petisco depois de acertar é porque entendeu! Quando ele começar a usar o tapete higiênico corretamente. Procure ir trazendo esse material mais perto de casa.
  5. Comece a colocar os tapetes dentro de casa e a fazer o treinamento do “fica”.
  6. Passe a dar o petisco apenas quando acertar dentro de casa.

“Antes de começar qualquer treino, recomendo que faça um acompanhamento das condições de saúde com o veterinário de sua confiança, para fazer eventuais adaptações do treino ao seu cão.” 
Alexandre Rossi

Lembre-se de nunca forçar seu peludo a nada! Prender ele dentro de casa aguardando que se alivie pode ser prejudicial à saúde dele! Não brigue, não empurre, carregue ou arraste seu peludo para o local certo do xixi. Deixe que faça isso sozinho.

Quando seu peludo estiver se aliviando dentro de casa, mas ainda não acertar o local que você quer, pode prosseguir com o treino de Xixi no lugar certo. Baixe nosso ebook gratuito aqui 🙂 E confira mais detalhes sobre como escolher o melhor local para o banheiro canino em casa, um passo a passo detalhado com dicas de profissionais, e como implementar o comando oral para fazer xixi e facilitar a vida de vocês dois <3

Importante!

Mesmo quando estiver tudo certo, xixi no local ideal, não deixe de passear seu peludo com frequência. É essencial para a saúde física e mental deles, além de ser tempo de qualidade entre vocês dois <3

 

Deixe uma resposta