Tudo sobre treino: comportamento

Para usufruir do banheiro inteligente você precisa de uma área do xixi que tenha acesso a ralo, e do seu cãozinho feliz, já se aliviando dentro de casa utilizando algum método (tapete higiênico, jornal, bandeja, grama sintética, etc). No post passado falamos sobre a estrutura, confira aqui o conteúdo completo do post anterior. Agora, Antes de falarmos sobre o treino no Weasy, é importante entender alguns pontos essenciais de comportamento.

Primeiro, as necessidades básicas

Imagine só este cenário:

Uma pessoa com bastante energia, que gosta de interagir e se comunicar com outras pessoas, comer bem, beber uma água fresquinha quando está com sede, dormir em um lugar confortável, adora dar e receber carinho e amor, fazer atividades físicas e exercitar a mente.

Porém, está pessoa tem ficado o dia todo dentro de casa, sozinha e entediada, não interage com nada, não consegue sair para comprar água ou comida, têm uma cama confortável e ninguém para amar e dar carinho…
De repente alguém chega na casa e tudo parece que vai se resolver! Mas esta pessoa que chegou não quer botar o papo em dia ou fazer carinho ainda, está focada em ensinar algo novo – chegou muito empolgada com uma novidade e quer muito (muito muito!) que a pessoa que estava em casa (sozinha, desanimada, precisando de outras coisas simples), aprenda.

Adivinha o que acontece? A pessoa que está em casa sozinha não quer aprender nada novo, pois ela precisa ter várias outras necessidades supridas antes de estar preparada e disposta para poder aceitar este novo desafio. Não adianta insistir, persistir, que será impossível concluir este aprendizado com sucesso!

Este paralelo que fizemos é para facilitar o entendimento de que antes de começar qualquer treinamento com o seu animal é preciso que ele tenha todas as suas necessidades básicas supridas de forma correta e saudável. Um cão saudável físico e emocionalmente estará disposto e preparado para aprender qualquer coisa! 🙂

Se você ainda precisa fazer algumas mudanças na rotina do seu cãozinho para suprir estas necessidades, recomendamos que primeiro faça estes ajustes e, quando eles estiverem em dia, aí sim será o momento ideal para iniciar o aprendizado de algo novo! E quais necessidades são essas?

– Alimentação equilibrada, água fresca, conforto e proteção contra os elementos
– Socialização com outros cães
– Estímulo físico (exercício)
– Estímulo mental (desafios, enriquecimento ambiental)

Nosso parceiro Tudo de Cão oferece uma série de conteúdos desenvolvidos por especialistas em comportamento que podem te ajudar. Clientes Weasy têm desconto na assinatura, confira o portal Tudo de Cão Transforma, especialmente os vídeos sobre Necessidades Básicas, Enriquecimento Ambiental e Xixi no lugar certo.

Agora aprender a fazer xixi no lugar certo

Cenário 1 • Só se alivia no passeio

Seu cão só faz xixi no passeio? Se ele não faz xixi em casa de jeito nenhum (ou não tem esse hábito), ele não vai saber para quê serve o Weasy. Muito menos como usar. Para ele xixi = grama, árvore, poste, calçada, matinho. Colocar um banheirinho de plástico num cantinho da casa vai ser igual colocar uma nave espacial na frente dele – não vai fazer ideia do que é, como usa, nem vai saber que é algo relacionado ao xixi. E por isso nem você, nem ele vão usufruir dos benefícios do banheiro inteligente. Não queremos isso!

Como queremos que sua vida seja mais prática e com menor impacto ecológico, que seu tempo renda mais e seu dinheiro também, fazemos o possível para ajudar na adaptação <3. O Weasy é um banheiro inteligente, mas ele não faz magia, rs. Temos que ensinar o peludo que ele pode fazer xixi em casa primeiro. Topa o desafio? Desenvolvemos este e-book com dois tipos de treino que podem te ajudar:

E-book  → xixi-em-casa

Faça primeiro estes treinos, verifique se ele está se aliviando em casa frequentemente. Ele pode continuar fazendo suas necessidades na rua também, o importante é saber que ele pode se aliviar dentro de casa 😉

Lembre-se que um cão feliz precisa passear sempre, e estimulamos que se aliviem sim nos passeios: o banheiro em casa é para que possam se aliviar a hora que querem, sem precisar segurar o xixi por 8 horas ou mais enquanto nós humanos estamos no trabalho. É pelo conforto e saúde deles.

Cenário 2 • Se alivia por toda a casa

Se ele estiver já fazendo xixi em casa, mas não se adaptou a nenhum método (fralda, tapete higiênico, grama sintética, jornal, etc), ou estiver fazendo xixi em vários lugares diferentes da casa, você pode implementar os treinos do nosso e-book Xixi no lugar certo!

E-book  → xixi-no-lugar-certo

Seu cão usa o método adequadamente, mas sente que é ansioso ou apegado, que tem muita energia? Assim como as crianças, os cães aprendem melhor (e com boa vontade) quando têm suas necessidades básicas atendidas. No caso dos peludos, além da alimentação, higiene e carinho, temos que fornecer estímulo físico, intelectual e socialização. Uma rotina canina que estimule ele. Assim ficam felizes, plenos e prontos para aprender. Cães com energia acumulada, ansiosos ou frustrados não vão querer aprender coisas novas. No nosso e- book Xixi no Lugar Certo falamos sobre isso e damos dicas, mas recomendamos que assista o conteúdo em vídeo da Tudo de Cão. Você pode acessar o portal deles aqui e usar nosso cupom de desconto para se tornar assinante <3 Recomendamos os videos:

Necessidades Básicas, e Enriquecimento Ambiental.

Curtiu? Veja aqui o próximo passo, a instalação e apresentação do banheiro inteligente.